Nuno Coelho

Designer de Comunicação

 

Biografia e CV *

Contacto

Imprensa

 
Nuno Coelho (1976) é Designer de Comunicação; Professor Auxiliar do DEI-FCTUC – Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde leciona nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Design e Multimédia; e Investigador Integrado do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

Doutorado em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra; Master em Design e Produção Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona; Licenciado em Design de Comunicação e Arte Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Na sua actividade como designer, em regime independente, desenvolveu trabalhos para diversas entidades predominantemente em Portugal, mas também noutros países, na sua maioria para agentes artísticos e instituições culturais.

No seu trabalho gráfico explora amplamente conceitos como a apropriação, o vernáculo, a ironia e o humor. Tem desenvolvido os seus próprios projectos autorais na intersecção entre o Design e a Arte, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas sociais e políticas. Numa outra vertente do seu trabalho, tem explorado questões de identidade e memória através da exploração do imaginário visual de marcas comerciais históricas portuguesas. Enquanto investigador em Design, interessa-se por história, cultura material e semiótica e representação visuais.

Recentemente tem-se dedicado à curadoria de design, tendo organizado exposições colectivas e conferências públicas. É autor de dois livros.

Participou em exposições, realizou palestras e conferências e/ou conduziu workshops na Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Etiópia, França, Grécia, Irão, Itália, Lituânia, México, Palestina, Portugal, Reino Unido e Sérvia.